Orações para as atividades do dia

Orações para as refeições 

Antes:

 

    Abençoai, Senhor, a nós e a este alimento, fruto da Vossa liberalidade, e dai-o a quem não tem.

    

    R. Amém

 

Depois

    

    Nós vos damos graças, Deus onipotente, por todos os vossos benefícios; Vós que viveis e reinais por todos os séculos dos séculos.

 

    R. Amém

 

Oferecimento do trabalho a São José

      Glorioso São José, modelo e mestre de todos que se dedicam ao trabalho, obtende-me a graça de trabalhar com espírito de obediência para a expiação de meus numerosos pecados; de trabalhar com consciência, pondo o culto do dever acima de minhas obrigações; de trabalhar com recolhimento e alegria, olhando como uma honra empregar e desenvolver pelo trabalho os dons recebidos de Deus; de trabalhar, sem nunca recuar perante o cansaço e as dificuldades, e de trabalhar, sobretudo, com pureza de intenção e desapego de mim mesmo, tendo sempre diante dos olhos a morte e a conta que deverei dar do tempo perdido, dos bens inutilizados, do bem omitido e da vã complacência no sucesso, tão funesta à glória de Deus.

 

Oração à Virgem Imaculada antes do estudo

    Debaixo do vosso patrocínio, ó Mãe Diletíssima, e invocando o mistério da Vossa Imaculada Conceição, quero prosseguir os meus estudos e trabalhos literários; e protesto fazê-lo principalmente afim de servir melhor para propagar a honra divina e o vosso culto. Rogo-vos, pois, Mãe Amantíssima, que favoreceis benigna aos meus trabalhos; e eu, de boa vontade, piedosamente Vos prometo o que é justo: todo bem que provier de meus estudos, hei de atribui-lo inteiramente à vossa intercessão diante de Deus. Amém.

 

Oração para todas as horas do dia

        Quando dá horas no relógio, menos uma hora de vida! Mais um passo para a sepultura... Perdoai-me, Senhor, os pecados nesta hora cometidos. Maria Santíssima; Anjo da minha guarda, valei-me; não seja a honra que vem um passo para o inferno, senão para o Céu!