Oração Universal de Santo Tomás para tudo o que respeita a salvação


Oração Universal de Santo Tomás para tudo que respeita a salvação

Que rezava todos os dias o SS. P. Clemente XI (1700 - 1721)


Creio, Senhor, espero, amo, arrependo-me; dai-me porém fé mais firme, esperança mais segura, amor mais ardente, pesar mais profundo.


Eu vos adoro, primeiro princípio; eu vos desejo, fim último; eu vos louvo, benfeitor perpétuo; eu vos invoco propício defensor.


Seja minha luz vossa sabedoria, minha regra vossa justiça, meu consolo vossa clemência, meu amparo vossa omnipotência.


Sejam, Senhor, meus pensamentos só em vós, meus discursos só em vós, meus atos a vós conformes, minhas penas por vós sofridas.


Quero o que vós quereis, porque quereis, como quereis, em quanto quereis.


Rogo-vos, Senhor! Alumiai o meu entendimento, acendei minha vontade, purificai-me o corpo, santificai-me a alma.


Não me eive a soberba, não me entre a lisonja, não me engane o mundo, não me enrede Satanás.


Venha-me a vossa graça limpar a memória, refrear a língua, guardar os olhos, conter os sentidos.