As 9 primeiras sextas-feiras ao Sagrado Coração de Jesus

    


A devoção das nove primeiras sextas-feiras ao Sagrado Coração de Jesus consiste justamente na Consagração das Nove primeiras sextas-feiras de cada mês (por meses consecutivos) ao Sagrado Coração de Nosso Senhor Jesus Cristo.

MÉTODO:

Na véspera da primeira sexta-feira de cada mês

Hora Santa: Na primeira quinta-feira antecedendo os nove meses a serem consagrados, dedica-se uma hora de meditação. Este exercício piedoso foi pedido por Nosso Senhor Jesus Cristo à Santa Margarida Maria Alacoque.

    Disse Ele: "Espero que passareis em oração as noites de quinta-feira desde onze horas até meia-noite, a fim de partilhar comigo as dores da minha agonia no Jardim das Oliveiras, e para apaziguar a minha cólera contra os pecadores".

    Nosso Senhor pedia esta santa vigília todas as quintas-feiras. Uma alma fervorosa não recusaria ao bom Senhor velar uma hora perto Dele, uma vez por mês, ao menos durante a novena das comunhões. Mas, como é evidente que poucas pessoas podem fazer uma hora de guarda, temos a faculdade de antecipar esse exercício para a tarde de quinta-feira, depois das 2 horas.

    Nenhuma oração especial é prescrita; devemos unir-nos a Jesus orando no Jardim de Getsêmani, devemos consolar seu Coração sofredor e reparar as impiedades do mundo culpado, que foram a causa de suas inexprimíveis dores.

Para o PDF contendo a Hora Santa, cliqueaqui.

Sexta feira:

Realizar a Comunhão Reparadora

Condições: Estar em estado de graça (a comunhão sacrílega não é comunhão);

Com a intenção de se alcançar a perseverança (é importante não omitir essa intenção para se usufruir da promessa);

Com intenção de honrar o Sagrado Coração de Jesus (com intenção reparadora);

Sem que nenhuma intenção perversa vicie esta obra de piedade (como seria comungar para obter só uma recompensa material, por exemplo, alguma colocação);

Com desejos e propósitos de servir sempre ao Senhor (faltaria esta condição em quem fizesse as primeiras sextas-feiras com  intenção de pecar depois, sem a preocupação de levar uma vida integra. Tal pessoa nada conseguiria, pois ofenderia a Deus em cada uma de suas comunhões.

(É interessante que se consiga um folheto com orações recomendadas para a comunhão reparadora, um destes pode-se conseguir até mesmo em uma paróquia moderna, desde o folheto que não contenha heresia. Eu recomendo um exemplar da Edições Loiola, cujo autor é o Frei Salvador do Coração de Jesus).

As Doze Promessas

1- Darei às almas dedicadas ao meu Coração todas as graças necessárias ao seu estado.

2- Farei reinar a paz em suas famílias.

3- Eu as consolarei em suas penas.

4- Serei seu refúgio seguro durante a vida e sobretudo na hora da morte.

5- Derramarei copiosas bênçãos sobre todas as suas empresas.

6- Os pecadores acharão em Meu Coração a fonte e o oceano infinito da misericórdia.

7- As alma tíbias se tornarão fervorosas.

8- As almas fervorosas elevar-se-ão rapidamente a uma grande perfeição.

9- Abençoarei as casas em que se achar exposta e for venerada a imagem do Meu Coração.

10- Darei aos sacerdotes o dom de tocar os corações mais endurecidos.

11- As pessoas que propagarem essa devoção terão os seus nomes escritos indelevelmente em Meu Coração.

12- O amor todo-poderoso do Meu Coração concederá a todos os que, por nove meses seguidos, confessarem-se e comungarem na primeira sexta-feira, a graça da perseverança final (Esta última é conhecida como "A Grande Promessa")

A GRANDE PROMESSA

    "Não temas nada, ó minha filha, eu reinarei apesar dos meus inimigos e de todos os que quiserem opor-se ao meu reinado", assim disse Nosso Salvador a Santa Margarida Maria Alacoque. Oh, meu salvador, perguntou-lhe a Santa, quando será esse tempo feliz? A espera dele, eu deixo a vosso cuidado a defesa da vossa causa, e enquanto isso, sofrerei em silêncio. Crês tu, lhe disse outra vez, que eu tenha o poder de o fazer? Se tu crês, verás o poder do meu coração na munificência do meu Sagrado Coração de Jesus, no retiro do seu caro mosteiro, e com uma vida de contínuos sofrimentos, preparava o triunfo inconfundível da querida devoção para a qual vivia exclusivamente.

    Que alegria para mim, dizia ela, que seja conhecido, amado e glorificado o Coração adorável do meu Senhor! Sim, minhas caras irmãs, é esta a maior consolação da minha vida.

    Quereria ter milhões de vidas para sacrificá-las todas, entre os mais medonhos tormentos até mesmo os do inferno, exceto o ódio a este coração tão amante e tão amável, para fazer que ele reine. Se fosse necessário, sacrificaria tudo, sem nenhuma reserva, para que se cumpram os desígnios de Deus; meu coração vive preocupado exclusivamente deste coração divino.

    E a ela fez ouvir essas palavras: "Eu te prometo, na excessiva misericórdia do Meu Coração, que concederei a graça da penitência final a todos que comungarem na primeira sexta-feira de nove meses consecutivos. Eles não morrerão no meu desagrado nem sem receber os Sacramentos.

    Por tão grande importância a esta se dá o nome de "grande promessa", podendo por misericórdia de Nosso Senhor Jesus Cristo, através dela alcançar a graça inapreciável da perseverança final, o maior e único bem que importa ao homem receber.

(FIM)

Ver também: Ladainha do Sagrado Coração de Jesus